Diferenças entre circuitos digitais e circuitos analógicos

Diferenças entre circuitos digitais e circuitos analógicos, nesse artigo vamos abordar  um tema muito importante na área de eletrônica , circuitos digitais e circuitos analógicos iremos explicar de maneira objetiva e de fácil compreensão para todos os tipos de leitores.

Circuitos digitais

Circuitos digitais (ou Circuitos Lógicos) ,são estabelecidos como circuito eletrônico  que usa a utilização de sinais elétricos somente em dois níveis de corrente (ou tensão), para definir a representação de valores binários

Os circuitos Lógicos constituem em seu funcionamento na logica binaria, que consiste no fato de que toda informação devera ser expressada na forma de dois dígitos (tanto armazenada, como processada), sendo tais dígitos, 0 (zero) ou 1 (um). A partir daí define intuitivamente à nomeação “digital” (dois dígitos).

Com este fato nos ajuda na representação de estados de dispositivos que funcionam em dois níveis distintos, sendo estes: ligado/desligado , alto/baixo , verdadeiro/falso entre outros,Os telefones celulares,computadores, leitores de DVD ou Blu-ray, exemplos de aparelhos que baseiam a totalidade, ou parte, do seu funcionamento em circuitos digitais.

Imagem do esquema de um circuito eletrônico:

Circuito analógico:

Este circuito trabalha com sinais analógicos ,  esse sinais que podem assumir infinitos valores dentro de determinados intervalos , que ao contrário do circuito digital que trabalha com sinais discretos binários (que são 0 e 1).

Os circuitos analógicos são bastante importantes em circuitos transdutores , pois vivemos em um mundo analógico, e para captarmos suas informações  são utilizados circuitos analógicos, além de que os circuitos digitais são baseados em circuitos analógicos, porém são muitos sensíveis a variações muito grandes de corrente e tensão.

Os circuitos analógicos pode também ser empregados para resolução de equações diferencias, através de computadores analógicos, que foram muito aplicados nos primeiros sistemas eletrônicos de estabilização de voo. são utilizados também, em certos aparelhos de medição que é o caso dos osciloscópios e multímetros.

Imagem de um sinal analógico:

circuitos digitais

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *