Comando motor bomba d’água com seleção controle de nível

Neste comando motor bomba d’água partiremos dois motores controlados por um programador que de acordo com sua programação comutará entre ambos os motores de acordo com a hora e o dia da semana programada, o acionamento dos motores será feito através de controle de nível em modo automático comandados por reles de nível inferior, superior ou chave boiá e teremos uma chave com trava com três posições para comutar entre comando desligado, comando manual e comando automático.

No comando manual o acionamento dos motores será feito através de botoeiras tendo em vista que um motor só poderá ser acionado quando outro estiver desligado, veremos a possibilidade de usar uma Chave Boiá no reservatório superior utilizando apenas o relé de nível inferior conectando a boiá entre os bornes 15 e 16 do comando caso queira utilizar o reler de nível superior deve conectar o borne 15 ao 16 por meio de um Jumper.

Comando motor bomba d’água diagrama de força

Comando motor

Comando motor bomba d’água diagrama

Relé de nível Inferior (RNI)

Os RNIs são relés que monitoram o nível de um reservatório inferior (ou poço), somente ligando o motor quando houver água suficiente, não permitindo o funcionamento do motor (bomba d’água) sem água no reservatório. Os níveis mínimo e máximo do reservatório podem ser determinados pelo posicionamento dos três eletrodos sensores de forma a evitar acionamento repetitivo do motor. Em caso de falha na alimentação do relé o motor permanecerá desligado.

Relé de nível superior (RNS)

Os RNSs são relés que monitoram o nível de um reservatório superior (ou caixa d’água), somente ligando o motor quando o nível da água estiver abaixo do nível determinado, e não permitindo que seja ligado se o reservatório estiver cheio. Os níveis mínimo e máximo podem ser determinados pelo posicionamento dos três eletrodos sensores de forma a evitar acionamento repetitivo do motor. Em caso de falha na alimentação do relé o motor permanecerá desligado.

Relé de nível duplo (RDN) TRON

O RDN é um relé que monitora simultaneamente o reservatório inferior e superior, fazendo o papel dos dois relés anteriores (RNI e RNS) em um mesmo produto. Os níveis mínimo e máximo podem ser determinados pelo posicionamento dos eletrodos sensores.

 

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *