Comando partida automática para duas velocidades com reversão (Dahlander)

Comando partida automática para duas velocidades com reversão não é muito utilizado , mas sempre é muito importante o profissional ter conhecimento pois caso precise utilizar estará apto ao executar. As características de dimensionamento são idênticas as da chave Dahlander sem inversão de rotação.

Entre os contatores de cada inversor K1-K2 e K3-K4 há um intertravamento duplo: um feito pelos contatos auxiliares dos próprios contatores (K1, K2, K3 e K4) e outro feito pelos botões de partida (S1, S2, S3 e S4) e o contato auxiliar 21-22. Estes últimos poderiam ser substituídos por intertravamentos mecânicos nos próprios contatores, evitando-se assim o uso de botões com 3 contatos para as partidas S3 e S4.

Comando partida automática diagramas circuito

Comando partida automática

Comando partida automática

Comando partida automática funcionamento 4 situações possíveis velocidades

Partida e parada em velocidade menor e rotação a esquerda:

  • Pressionar o botão S1. O contator K1 fecha e o motor parte em velocidade menor (ligação em estrela). A retenção da alimentação de K1 é feita pelo próprio contato NA de K1 e o contato auxiliar 13-14. Para parar pressionar S0.

Partida e parada em velocidade menor e rotação a direita:

  • Pressione S2 para partir. O contator K2 é ligado e o motor parte em velocidade menor com rotação a direita. A retenção da alimentação é feita pelo contato NA de K2 e o contato auxiliar 13-14. Para parar pressionar S0.

Partida e parada em velocidade maior e rotação a direita:

  • Pressione S3. Os contatores K3 e K5 fecham. Esses dois contatores ligados fazem a rotação maior (ligação em estrela) com rotação a direita. A manutenção da alimentação desses contatores é feita pelos respectivos contatos NA em paralelo com o botão S3. Para parar pressione S0.

Partida e parada em velocidade maior e rotação a esquerda:

  • Pressione S4. Os contatores K4 e K5 fecham. Esses dois contatores ligados fazem a rotação maior (ligação em estrela) com rotação a direita. A manutenção da alimentação desses contatores é feita pelos respectivos contatos NA em paralelo com o botão S3. Para parar pressione S0. note que se o relé térmico atuar o sistema volta ao estado inicial e o operador deverá reiniciá-lo. podemos observar a segurança nos intertravamentos: é impossível partir o motor de modo incorreto, porque, sempre, somente uma situação é permitida. Não há a menor possibilidade de que duas situações possam ocorrer ao mesmo tempo.

 

 

 

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *