Comando partida com autotransformador (compensadora )

Neste artigo falaremos sobre o comando partida com autotransformador , são utilizados em máquinas de grande porte, que partem com aproximadamente metade da carga nominal, tais como, calandras, britadores, compressores, etc. Partidas normais (<20s). Para partidas prolongadas ( pesadas ) deve-se ajustar as especificações do contator, relé de sobrecarga, condutores etc.

Comando partida com autotransformador circuito de força

Comando partida com autotransformador

Comando partida com autotransformador

Componentes utilizados nos comando 

  • F1,2,3-F4,5,6 : fusíveis 
  • F21 ,23 fusíveis de comando 
  • T1: transformador de comando
  • K1,K2 e K3 : contatores
  • F7: relé de sobrecarga 
  • T2: autotransformador
  • M1: motor
  • S0 eS1 : botões de comando 
  • K6: relé de tempo

Autotransformadores

Seu enrolamentos primário e secundário estão em contato entre si. O enrolamento tem ao menos três saídas, onde as conexões elétricas são executadas. Um autotransformador pode ser menor, mais leve e também mais barato do que um transformador de enrolamento duplo padrão. Porem, o autotransformador não fornece isolamento elétrico.

São muitas vezes utilizados como elevadores ou rebaixadores entre as tensões na faixa 110-117-120 volts e tensões na faixa 220-230-240 volts. Por exemplo, a saída de 110 ou 120V de uma entrada de 230V, permitindo que equipamentos a partir de 100 ou 120V possam ser usados em uma região de 230V.

Simbologia os transformadores

Principais dispositivos utilizados em circuitos de comando

Botoeiras ou botão de comandos: o primeiro passo  é ligar o motor  , o que nos vem em mente é uma chave para liga-lo , mas no caso dos comandos a chave que liga os motores são diferentes das tradicionais, a principal diferença entre as chaves usual e a chave industrial (botoeiras) são que na usual a posição da chave permanece em seu lugar , diferentemente das botoeiras que o retorno para sua posição acontece através de uma mola 

Reles: elementos indispensáveis de manobras de cargas elétricas , pois o reles permitem a combinações de logica no comando, existem diferentes tipos de reles usados em como elétricos tais como :Rele de tempo , rele térmico ou de sobrecarga.utilizados em dois circuitos em um painel elétrico :

Circuito de comando: encontra-se na interface com operador da maquina , sendo assim o rele trabalha com baixas correntes (ate 10 A ) 

Circuito de potência : encontra-se nas cargas a serem acionadas , tais como motores , resistores de aquecimento , entre outros , podendo circular correntes elétricas de 10 A ou mais.

Contatores: são acionados eletromagneticamente , constituídos para uma elevada frequência de operação , os contatores podem ser classificados contatores de potencia ou contatores auxiliares, tem seus contatos dimensionado para corrente máxima de 6A e possuem de 4 a 8 contatos.

Fusíveis : são utilizados com objetivos de limitar a corrente de um circuito , proporcionando sua interrupção nos casos de curto circuito ou sobrecargas de longa duração.

Disjuntores : dispositivo magnético – térmico utilizados para proteção de instalações e equipamentos contra sobrecarga e curto circuito.

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *