Comando partida compensada com reversão de rotação com diagrama

Em algumas situações é necessário utilizar o comando partida compensada e com reversão de rotação. não é muito comum isso ocorrer, mas é sempre muito interessante saber que isso é possível de ser realizado, sera apresentado um circuito com diagrama para realizar este tipo de partida, a lógica desse circuito é muito simples.

Faz-se uma partida compensada normal e depois acrescenta-se os contatores necessários para fazer a inversão
de uma das fases e assim conseguir a reversão da rotação. observamos que K1, K2 e K3 fazem uma partida compensada e o K4 e K5 realizam a inversão da fase.

Comando partida compensada com reversão de rotação diagrama

Comando partida compensada

Funcionamento do circuito 

O processo pode ser iniciado pressionado-se B1 ou B2, dependendo do sentido da rotação inicial que se deseja. Supondo que se inicie por B1:

  • Pressionando B1, liga k4 que se mantém ligado através do seu contato NA em paralelo com B1
    (contato selo);
  •  Fechando K4, aciona-se k3 e o temporizador kT1 que inicia uma contagem de tempo;
  • Fechando k3, k2 também é acionado. Note que o acionamento de k2 impede que k1 possa ligar-se;
  •  Na situação atual tem-se k4, k2 e k3 acionados. Pelo diagrama de força vê-se que isso é o primeiro estágio da chave compensadora em um dos sentidos de rotação;
  • Quando o tempo setado em kT1 é atingido, o contato NF de kT1 abre e desliga k2. O contato NA de kT1 fecha, ligando k1;
  • O fechamento de k1 abre K3: note o contato NF de K1 em série com a alimentação de k3;
  • Na atual situação estão ligados k4 e k1. Pelo diagrama de força vê-se que com esses dois contatores ligados o motor está recebendo a tensão nominal e o motor está em potência máxima no sentido de rotação escolhido no início.
  • Agora todo o processo pode ser repetido se for pressionado B2. Observe que tudo acontece da mesma maneira com exceção do contator k4 que é trocado pelo k5, invertendo uma fase e conseqüentemente a rotação do motor.

Comando partida compensada com reversão de rotação

 

 

4 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *