Comando partida de motor elétrico com timer com esquema de ligação

O comando partida de motor elétrico com timer é utilizado quando precisamos que o motor ligue sempre em um determinado momento. para isso são utilizados os programadores horários que permitem a programação necessária.

O programador horário CCA utilizado neste circuito não necessita de alimentação externa para manter a programação porque possui bateria recarregável interna e seu circuito é todo de baixíssimo consumo , o aparelho mantém as programações para faltas de energia com até 150 horas de duração.

A chave CH1 permite comutar para posição com timer ou ligação manual, quando ela é colocada na posição com timer o motor passa a ser acionado sempre que a hora programada no timer é atingida, a programação deste timer permite selecionar a hora da ligação e do desligamento.

Comando partida de motor elétrico com timer circuito força

Comando partida de motor elétrico com timer

Comando partida de motor elétrico com timer esquema de ligação 

Principais dispositivos utilizados em circuitos de comandos elétricos 

Botoeiras ou botão de comandos: o primeiro passo  é ligar o motor  , o que nos vem em mente é uma chave para liga-lo , mas no caso dos comandos a chave que liga os motores são diferentes das tradicionais, a principal diferença entre as chaves usual e a chave industrial (botoeiras) são que na usual a posição da chave permanece em seu lugar , diferentemente das botoeiras que o retorno para sua posição acontece através de uma mola

Reles: elementos indispensáveis de manobras de cargas elétricas , pois o reles permitem a combinações de logica no comando, existem diferentes tipos de reles usados em como elétricos tais como :Rele de tempo , rele térmico ou de sobrecarga.utilizados em dois circuitos em um painel elétrico 

Contatores: são acionados eletromagneticamente , constituídos para uma elevada frequência de operação , os contatores podem ser classificados contatores de potencia ou contatores auxiliares, tem seus contatos dimensionado para corrente máxima de 6A e possuem de 4 a 8 contatos.

Fusíveis : são utilizados com objetivos de limitar a corrente de um circuito , proporcionando sua interrupção nos casos de curto circuito ou sobrecargas de longa duração.

Disjuntores : dispositivo magnético – térmico utilizados para proteção de instalações e equipamentos contra sobrecarga e curto circuito.

 

2 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *