Comando partida estrela triângulo com inversão de rotação:

O Comando partida estrela triângulo é utilizados  em  projetos que é necessário partir um motor em estrela triângulo e, ao mesmo tempo, inverter a rotação, o esquema do comando partida estrela triângulo  que iremos abordar mostra como isso pode ser projetado., observe que K1 e K4 estão na mesma posição relativa de dois contatores com a mesma função de uma chave estrela triângulo. K2 e K3 fazem a posição relativa do terceiro contator de uma chave estrela triângulo, porém, somente um estará ligado. se a chave for conectada com K1, K4 e K2 o motor estará girando em uma direção,se a ligação for K1, K4 e K3 tem-se a rotação invertida

Esquema circuito de força 

Comando partida estrela triângulo

Comando partida estrela triângulo funcionamento do circuito

O circuito de comando mostra a proteção geral feita por um disjuntor termomagnético monopolar de 10A. O processo de acionamento da chave pode ser iniciado pressionando B1 ou B3, dependendo de como o cliente deseja iniciar a rotação do motor.

Supondo que seja pressionado o botão B1, imediatamente liga o contator auxiliar KA1. Com esse contator fechado irá ocorrer o seguinte, em ordem de ocorrência ou aproximadamente em ordem visto que há ações que ocorrem simultaneamente:

  • Cria-se um caminho alternativo para a energização de KA1 através do contato NA de KA1 em paralelo com B1 (contato selo);
  • Impede-se o acionamento de KA2 através do contato NF de KA1 em série com a alimentação de KA2;
  • O temporizador kT1 liga. Atenção : este é um temporizador estrela triângulo. O contato 15-18 é o estrela (fecha imediatamente) e o contato 25-28 é o triângulo (fecha após decorrido o tempo setado).
  • O contator k1 é imediatamente ligado pelo fechamento do contato 15-18 de KT1;
  •  KA1 e k1 ligados ligam k2. Veja o circuito de alimentação de k2;

Nesta situação estão ligados os contatores k1 e k2. Pelo diagrama de força vê-se que essa é uma ligação em estrela com um determinado sentido de rotação. Agora, decorrido o tempo setado em KT1 ocorre o seguinte:

  •  O contato 15-18 de KT1 abre e desliga k1;
  • O contato 25-28 de KT1 fecha e liga k4.
  • k2 continua ligado, através do seu contato NA ligado em série com ele mesmo. estão ligados os contatores k4 e k2. Pelo diagrama de força vê-se que essa é uma ligação em triângulo com um determinado sentido de rotação.

Comando partida estrela triângulo esquema

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *