Comando partida suave com soft-starter com diagrama de comando

Utilizamos o comando partida suave com soft-starter quando o acionamento elétrico não exige variação da velocidade do motor, querendo-se apenas uma partida mais suave, de forma que se limite a corrente de partida, protegendo as quedas de tensão da rede de alimentação, uma excelente opção  no uso de soft-starters.

Soft-starters são chaves de partida estática, projetadas para a aceleração, desaceleração e proteção de motores de indução trifásicos, por meio do controle da tensão aplicada ao motor, o uso deste comando é muito utilizados em bombas centrífugas, ventiladores e motores de elevada potência, cuja aplicação não exija a variação de velocidade.

Os dispositivos eletrônicos são compostos de pontes de tiristores (SCR ou TRIAC) acionadas por uma placa eletrônica microcontrolada, os tiristores são componentes eletrônicos utilizados especialmente  para se trabalhar em corrente alternada,quando são aplicados o SCR (retificadores controlados de silício), estes são utilizados na configuração em antiparalelo, concedendo o fluxo de corrente nos dois sentidos, assim como acontece com os TRIAC. a título de comparação, um TRIAC pode ser visualizado como dois SCR, dispostos em antiparalelo.

Comando partida suave com soft-starter funcionamento

soft-starter controla a tensão sobre o motor por meio do circuito de potência, constituído pelos tiristores, variando o ângulo de disparo dos mesmos e consequentemente variando a tensão eficaz aplicada sobre o motor, podendo  controlar a corrente de partida do motor,com isso proporciona uma partida suave , de uma forma que não provoque quedas de tensão elétrica bruscas na rede de alimentação, como ocorre em partidas diretas, nem picos de corrente como acontece em partidas estrela-triângulo.

Para se controlar as tensões de linha, tensão aplicada às fases do motor, geralmente são aplicadas duas diferentes estratégias:  3 fases controladas e  2 fases controladas e uma fase direta; sendo a última a mais comum, por ter um custo meno, uma vez que exige um número menor de tiristores e propicia o controle das três tensões de linha por meio do controle de duas das três fases.

Uma soft-starter, além de ser compacta e simples de operar, costuma usar uma tecnologia chamada bypass, na qual, após o motor partir e receber toda a tensão da rede, contatos internos em paralelo com os módulos de tiristores ,são fechados, substituindo-os e evitando sobreaquecimento dos mesmos, contribuindo, assim, para economia de energia.

Comando partida suave com soft-starter diagrama 

Comando partida suave com soft-starter

Vantagens do comando partida suave com soft-starter

Podemos resumir as vantagens de um sistema de partida com soft-starter, em relação aos demais sistemas utilizados (partida direta, Y-Δ e chave compensadora):

• Partida suave de motores, reduzindo desgastes mecânicos.
• Redução dos picos de corrente na partida.
• Grande economia de espaço nos painéis devido sua construção compacta.
Contatos de by-pass integrados – economia de energia – alívio do sistema elétrico.
• Ajustes simples e rápidos.

 

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *