Comando talha elétrica com esquema de ligação passo a passo

Comando talha elétrica são utilizadas para movimentação de cargas em pontes rolantes e outros dispositivos de deslocamento,um dos requisitos fundamentais para as talhas é que a alimentação dos contatores seja em tensão baixa (24Vca ou 24Vcc).

Este cuidado é bastante necessário em função da segurança porque as talhas geralmente são utilizadas em ambientes agressivos ou úmidos e uma tensão de 220Vca poderia colocar em risco a vida do operador. podemos observar que a botoeira que contém as tensões de comando das talhas está na mão do operador.

Existem vários modelos que podem ser implementados de acordo com a necessidade do cliente. no esquema do circuito de comando será apresentada uma talha simples com 4 movimentos: sobe-desce e esquerda-direita, cada par de movimentos é feito por um motor com sistema de reversão de rotação.

Comando talha elétrica circuito de força

Os motores elétricos utilizados são de 7,5HP/380V/4 pólos que possuem uma corrente nominal de 12,5A, por isso este comando foi dimensionado um disjuntor trifásico JDA156-25 (25A) com corrente de interrupção de 6kA para cada motor e um disjuntor geral JDA156-40 (40A) como proteção geral,

O que é muito apropriado para a finalidade a que se destina este comando, possui também 4 contatores, K1, K2, K3 e K4 de 18A e um relé térmico JR28-1316 com ajuste de 9-13A para cada um dos motores. cada um dos motores atua como estando ligados a uma chave reversora, já que os movimentos são, na verdade, um sistema de duas reversões.

Comando talha elétrica

Comando talha elétrica esquema de ligação

Observamos a fonte redutora de tensão de 220V para 24V. como já foi dito isso é uma providência que visa a segurança do operador, a implementação prática pode ser feita de diversas maneiras. uma das maneiras mais usuais e comuns é o uso de uma botoeira industrial como comando e um painel normal onde estão os contatores e demais componentes. A CCA possui a seguinte botoeira que pode ser utilizada para esta finalidade, existe também a possibilidade de utilizar uma botoeira com botões de emergência. A CCA dispõe também desses modelos. fica a critério  do projetista desenvolver um circuito de uma talha com botões de emergência.

 

 

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *