Como montar uma fonte de 6 V / 1A passo a passo

Como montar uma fonte?

Neste artigo explicaremos como montar uma fonte de alimentação de 6V /1A passo a passo ? , primeiramente falaremos sobre a definição de uma fonte ,A função de uma fonte de alimentação é transformar a corrente alternada da tomada em corrente contínua  , também são usadas nas tensões corretas ,  São utilizadas como uma última linha de defesa  exemplo : contra picos de tensão e instabilidade na corrente, depois do no-break ou estabilizador.é um componente muito essencial no PC atual. Com as evoluções das placas de vídeo e dos processadores, os PCs consomem cada vez mais energia.

Quais diferentes tipos de fontes :

Existem diferentes tipos de fontes , exemplo :Fonte Transistorizada Regulada por Zener ,Fonte com Regulador Negativo,Fonte de Alta Corrente,Fonte Simétrica,Fonte de Tensão Variável,Fonte de Corrente Constante entre outros , a mais comum é a linear  que, a partir da tensão da rede de energia, fornece tensões contínuas que vão de poucos volts até milhares.

Bloco de fonte de alimentação fonte linear :

como montar uma fonte

Neste artigo explicaremos como montar uma fonte de 6V /1A passo a passo , este projeto de fonte pode ser utilizado como eliminador de pilhas , podendo servir para fontes de bancadas com um ótimo desempenho , este circuito devera ser utilizado um radiador de calor. Se for empregado transformadores com correntes menores , A máxima corrente de saída sera dada pelo um capacitor de 1.000 µf (com uma tensão de saída de 12V ) enquanto isso o transformador utilizado devera trazer um enrolamento primário de acordo com a tensão da rede utilizada.

Lista dos matérias do projeto da fonte de 6 V / 1 A :

C1=  7806- Circuito integrado regulador de tensão

D1,  D2= IN4002 ou equivalente

C1= 100 µf / 16 V

C2= 10 µf / 12 V

T1= Transformador primário de acordo com a rede

Outros= Radiador de calor , caixa para montagem placa de circuito impresso e cabo de força.

Esquema eletrônico da fonte de 6V / 1 A:

Sugestão placa do circuito impresso da fonte de 6V /1A:

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *