Quais são os diferentes tipos de transformadores

Quais são os diferentes tipos de transformadores e seus princípios básicos

Dispositivo fundamental em nossas vidas ,são equipamentos empregados na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem utilizados  na transformação de impedâncias  em circuitos elétricos.

O principio de funcionamento de um transformador é fundamentado nas leis de Faraday e Lenz, as leis do  eletromagnetismo e da indução eletromagnética, nessa ordem.

No qual se afirma que é capaz de criar uma corrente elétrica em um circuito uma vez que esse seja submetido a um campo magnético variável, e é por necessitar dessa variação no fluxo magnético que os transformadores só funcionam em corrente alternada.

Como é uma estrutura de um transformadores:

Um transformador é formado basicamente do enrolamento e do núcleo, esses dois componentes do transformador são conhecidos como parte ativa, o restantes dos componentes do transformador fazem parte dos acessórios complementares.

Enrolamento – O enrolamento de um transformador é construído de várias bobinas que em maior parte são feitas de cobre eletrolítico e ganham uma camada de verniz sintético como isolante.

Os transformadores de dois enrolamentos , são denominados como enrolamento primário e secundário, também existem transformadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é nomeado de terciário. outro tipo são os  transformadores que apresentam apenas um único  enrolamento, ou seja, o enrolamento primário possui uma conexão com o enrolamento secundário, de modo que não há isolação entre eles, esses transformadores são chamados de autotransformadores.

diferentes tipos de transformadores

Tipos de transformadores :

Os transformadores são classificados de acordo com vários fatores, suas classificações são de acordo com a finalidade, o tipo, o material do núcleo e o número de fases são algumas das mais relevantes.

Quanto ao tipo:
  • Dois ou mais enrolamentos
  • Autotransformador
Quanto à finalidade:
  • Transformadores de corrente
  • Transformadores de potência
  • Transformadores de distribuição
  • Transformadores de força
Quanto ao material do núcleo:
  • Ferromagnético
  • Núcleo de ar
 
Quanto ao número de fases
  • Monofásico
  • Trifásico
  • Polifásico
Transformador de potencia:

Transformadores trifásicos ou de potência são atribuídos para rebaixar ou elevar a tensão e consequentemente elevar ou reduzir a corrente de um circuito, de modo que não se altere a potência do circuito. Esses transformadores podem ser separados em dois grupos:

Transformador de força – transformadores utilizados para gerar, transmitir e distribuir energia em subestações e concessionárias. Possuem potência de 5 até 300 MVA. Quando operam em alta tensão chega até 550 kV

Transformador de distribuição – transformadores utilizados para rebaixar a tensão para ser entregue aos clientes finais das empresas de distribuição de energia. São instalados em postes ou em câmaras subterrâneas. Possuem potência de 15 a 300 kVA; o enrolamento de alta tensão têm tensão de 15, 24,2 ou 36,2 kV, já o enrolamento de baixa tensão tem 380/220 ou 220/127 V

Autotransformadores :

Seu enrolamentos primário e secundário estão em contato entre si. O enrolamento tem ao menos três saídas, onde as conexões elétricas são executadas. Um autotransformador pode ser menor, mais leve e também mais barato do que um transformador de enrolamento duplo padrão. Porem, o autotransformador não fornece isolamento elétrico.

São muitas vezes utilizados como elevadores ou rebaixadores entre as tensões na faixa 110-117-120 volts e tensões na faixa 220-230-240 volts. Por exemplo, a saída de 110 ou 120V de uma entrada de 230V, permitindo que equipamentos a partir de 100 ou 120V possam ser usados em uma região de 230V.

Simbologia dos transformadores :

4 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *