Entendendo sobre energia elétrica de uma forma simples e rápida

Entendendo sobre energia elétrica

Neste artigo você entendera tudo sobre energia elétrica de uma forma simples e rápida , primeiramente falaremos sobre eletricidade: A eletricidade é um termo geral que inclui  uma diversidades de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. falaremos sobre algumas termologias abaixo :

Tensão:

Nos pontos técnicos, a tensão é “a diferença de potencial elétrico entre dois pontos”, medido em volts. Quanto mais volts, mais energia pode fluir, mesmo que a intensidade da corrente (medida em amperes) seja a mesma.Uma comparação simples poderia ser feita em relação a uma estrada: multiplicando o número de vias, é possível multiplicar o tráfego de veículos, Utilizamos a seguinte fórmula para calcular a tensão: U=E\cdot Q^{{-1}}

Corrente:

Vamos imaginar que a tensão (voltagem) equivale à espessura do cano e a corrente (amperagem) equivale à pressão da água. Ao aumentar a tensão (alargar o cano)  podemos fazer com que mais energia transite mantendo a mesma corrente e vice-versa

A tensão e a corrente podem ser utilizadas para calcular o consumo máximo de diferentes dispositivos quando ele não especificado. exemplo:Um exaustor de 120 mm que usa 12V e 0.4 ampere,  tem um consumo máximo de 4.8 watts, atingido quando ele circula na rotação máxima. quando ele esteja ligado a um circuito de controle de rotação (como é o caso da maioria dos exaustores de 120 mm usados em fontes) então o consumo será variável, oscilando junto com a velocidade de rotação.A intensidade I da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.

I=\lim _{{\Delta t\to 0}}{\frac {|\Delta Q|}{\Delta t}}={\frac {dQ}{dt}}

energia elétrica

watt:

É uma medida de energia elétrica, que é calculada multiplicando a tensão pela corrente. vamos fazer o calculo de 12 volts e 30 amperes,multiplicado teremos como resultado 360 watts, Vamos imaginar chuveiro elétrico de 8000 watts é mais mais potente que um de 5000 watts, o que permite esquentar mais água. Uma fonte de 600 watts é mais potente que uma de 400, o que permite alimentar um PC mais potente e assim por diante.

 

 

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *