Fechamento motores com esquemas de ligações

Fechamento motores é um conhecimento indispensáveis para os profissionais da área ,começaremos sobre o fechamento de motores com três (3) terminais : são motores utilizados para receber apenas uma tensão, alimentados diretamente com as três fases R, S e T em seus terminais de ligações, portanto, deve-se observar a tensão de alimentação da rede e a tensão de alimentação do motor antes de conectar os terminais do motor a rede.

Fechamento motores com 3 terminais esquema

Fechamento motores

Motores com seis (6) terminais

São motores Preparados para receber duas tensões de alimentação, dependendo da forma de ligação das bobinas podemos organizar a fim de adequar a tensão desejada de forma que ao observarmos sempre a menor tensão será ligado em triângulo e a maior estrela.

Fechamento motores com 6 terminais  220V/380V esquema

Fechamento motores com 6 terminais  380V/660V

Motores com nove (9) terminais

São motores que poderão operar com duas tensões, porem a maior tensão sempre o dobro da menor. Existem dois tipos de motores de nove terminais com relação ao tipo de ligação interna tendo em vista que algumas ligações já virão feitas internamente às bobinas. Um dos possíveis tipos de motores de nove (9) terminais é o motor com
fechamento em triângulo onde se observa as seguintes condições: O fechamento dos possíveis terminais 10, 11 e 12 já estão interligados com 1, 2 e 3 permitindo a operação de duas tensões dependendo do modo como são organizadas as bobinas.

Fechamento motores 9 terminais com tensões de 220V/440V

Fechamento motores 9 terminais com tensões de 380V/760V

Motores com doze (12) terminais

São motores que podem operar com quatro tensões diferentes de onde temos liberdade entre os doze (12) terminais das seis bobinas de enrolamento do motor. Diferente do motor de nove terminais que opera apenas com duas tensões veremos que ele poderá operar com as tensões 220V, 380V, 440V e 760V dependendo de sua forma de
ligação.

Fechamento motores em triângulo 220/440

Fechamento motores em estrela 380/760

O comportamento da tensão e corrente no motor de doze terminais é semelhantes as do de nove terminais onde podemos observar que sempre temos que organizar as bobinas de tal forma que cada uma receba sempre a menor tensão do motor não levando em conta que tensão vá alimentá-lo, mas de todo medo um motor elétrico não deve ter o rendimento alterado de maneira considerável quando funcionando com tensões 10% acima ou abaixo do valor nominal, desde que tenha a freqüência no valor nominal.

Se a freqüência variar ao mesmo tempo da tensão, o somatório das duas variações não deve ultrapassar o limite de 10%. Para a freqüência o valor limite é de 5%, tanto superior como inferior. Esses valores são determinados por normas específicas. Um motor elétrico trifásico pode ser ligado em frequências diferentes, desde que se observem as variações das características que ocorrerão. Aliás, isto é feito com muita intensidade em máquinas que necessitam controle de velocidade.

Exemplo: Ligando-se um motor para 50 Hz em 60 Hz:

– a potência é a mesma;
– a corrente nominal é a mesma;
– a corrente de partida diminui em 17%;
– o conjugado de partida diminui em 17%;
– o conjugado máximo diminui em 17%;
– a velocidade nominal aumenta em 20%.

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *