classificação das fontes de energias renováveis e não renováveis

Classificação das fontes de energias renováveis e não renováveis

Temos diferentes formas de fontes de energias recursos que diretamente ou indiretamente produzem energia ,elas podem ser renováveis ou não renováveis (esgotáveis) para movimentar a indústria, o comércio, os transportes, a agricultura, a saúde etc. As jazidas minerais, as bacias petrolíferas, os rios, o vento, as florestas, são alguns exemplos desses recurso energéticos.

fontes de energias renováveis: são aquelas em que seu uso é renovável e pode-se manter e ser aproveitado ao longo do tempo sem preocupações de esgotamento dessa mesma fonte, exemplos deste tipo de fonte são a energia eólica, solar dentre outras. citaremos a baixo algumas fontes de energia abaixo:

Energia solar

Seu aproveitamento consiste na radiação solar enviado sobre a Terra, com isso esta fonte de energia de energia solar , além de inesgotável, é muito potente, pois uma grande quantidade de radiação é emitida sobre o planeta todos os dias

A utilização da energia solar existem entre duas formas: a fotovoltaica, em que placas fotovoltaicas convertem a radiação solar em energia elétrica, e a térmica, que aquece a água e o ambiente, sendo muito utilizada em casas ou também em termoelétricas através da conversão da água em vapor, este responsável por movimentar as turbinas que acionam os geradores.

 

Energia eólica

Sua força é exercida pelos ventos para a produção de energia. Sua importância tem crescido muito na atualidade, ela não emite poluentes na atmosfera, assim como a energia solar As usinas eólicas utilizam-se de grandes cataventos instalados em áreas onde a movimentação das massas de ar é intensa e constante em sua maior parte do ano. Os ventos movimentam as hélices, que, consequentemente, movem as turbinas, acionando os geradores.

É uma fonte de energia bastante eficiente e elogiada ,mas porem  ela apresenta algumas limitações, pois não tendo ventos constante durante todo o ano, havendo interrupções, com isso acontece a dificuldade de seu armazenamento da energia produzida.

Energia hídrica ou hidroelétrica

Utiliza o movimento das águas dos rios para a produção de eletricidade. Em países como Brasil, Rússia, China e Estados Unidos, ela é muito aproveitada pelas usinas que transformam a energia hidráulica e cinética em eletricidade.

Sendo necessário o estabelecimento de uma área de inundação no ambiente em que se monta uma usina hidrelétrica, a sua construção é indicada em áreas de planalto, onde o terreno é mais íngreme e acidentado, pois rios de planície necessitam de mais espaço para represamento da água, o que causa mais impactos ambientais.

É uma fonte bastante eficiente , mas porem trazem muitos prejuízos ambientais, não só pela inundação de áreas naturais e desvio de leitos de rios, como também pelo dióxido de carbono emitido pela decomposição da matéria orgânica que se forma nas áreas alagadas.

Fontes de energias não renováveis

As fontes de energias não renováveis  utilizam de recursos naturais esgotáveis, ou seja, que terão um fim, seja em um futuro próximo, ou seja em um período de médio ou longo prazo,esse tipo de energia costuma apresentar problemas de ordem ambiental

Petróleo 

Ainda nos dias atuais, o petróleo é principal matéria-prima e uma das principais fontes de energia do mundo. por isso, sua extração e utilização foram e ainda são alvos de disputas envolvendo potências imperialistas e países produtores e refinadores.

O petróleo é um hidrocarboneto  que se constitui a partir da deposição de restos orgânicos de animais e vegetais no fundo dos oceanos, onde também se constituem as bacias sedimentares.

Carvão Mineral

O carvão mineral passou a ser bastante utilizado a partir das revoluções industriais resultantes do capitalismo, sendo ainda hoje uma fonte de energia muito utilizada em todo o mundo, onde  perde somente para o petróleo. Em seu total, ele corresponde a pouco menos de 26% dos recursos utilizados na produção de energia mundialmente, um número que cai para cerca de 6% em nosso país.

A formação do carvão mineral representa-se, em partes, com a do petróleo, pois ambos (e também o gás natural) são combustíveis fósseis, que se formaram em áreas sedimentares.Para extrair o carvão mineral do subsolo, necessita-se de túneis e poços. Em alguns casos, ocorre em áreas de reservas ambientais ou florestais, gerando grandes impactos ambientais elevados.

Gás natural

É uma  mistura de hidrocarbonetos leves na forma gasosa, por exemplo: metano, etano, propano, butano dente outros. Suas reservas localizam-se nas áreas onde se extrai o petróleo, passando pelo mesmo processo de constituição.Entretanto , ao contrário do petróleo e do carvão mineral, o gás natural é menos poluente, apesar de que a sua combustão ainda sim apresente alguns níveis de poluição que ocasionam danos à atmosfera.

Utilizado em usinas termoelétricas, sendo classificado como uma fonte muito vantajosa por apresentar menor impacto ambiental, possuindo maior facilidade de transporte, além de uma necessidade quase nula de armazenamento. seu uso são em indústrias, residências (gás de cozinha) podendo também ser utilizado em alguns tipos de veículos com adaptação para esse tipo de combustível.

fontes de energias

 

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *