Instalações básicas , circuito , ligações serie e paralelo e interruptores

Neste artigo falaremos sobres as instalações básicas em elétricas tais como circuito , ligações serie e paralelo e interruptores vamos analisar de um jeito fácil para todos os leitores passo a passo , em nossa primeira analise falaremos dos dois tipos de circuitos (aberto e fechado):

Instalações básicas circuito fechado:

Falamos que um circuito está fechado quando existe um trajeto completo para a corrente e ela pode circular alimentando algum aparelho , É quando a corrente elétrica movimenta do sentido pólo + para o pólo -, pelos fios de ligação, sem nenhum impedimento, pois a chave está fechada (ela conecta os fios de ligação). O resultado é que a lâmpada recebe a corrente elétrica e acende. Observe a figura :

instalações básicas

Circuito aberto:

Se define por uma interrupção nos fios de ligação do circuito que constitui o caminho a ser seguido pela corrente elétrica.A interrupção pode ser posteriormente , uma vez que a corrente não tendo para onde ir, simplesmente paralisa!Na verdade, na instalação elétrica, como a corrente usada é alternada, não tem muito sentido se falar em “antes ou depois” de algum dispositivo alimentado.Assim, quando falarmos que um circuito ou um dispositivo está aberto é porque ele não deixa a corrente passar, ou seja, o circuito está interrompido. Observe a figura:

 

Ligações serie:

ligação em série: Ela acontece quando duas ou mais lâmpadas são ligadas em apenas um condutor. Então, nessa ligação, temos a seguinte situação (exemplo com duas lâmpadas): Um gerador, um condutor e dois resistores. Essa diferença de resistores faz com que a capacidade que cada lâmpada pode reproduzir, seja dividida com a outra lâmpada, fazendo assim, com que, sua energia seja menor que a esperada.Em uma ligação em série, o filamento da lâmpada atua não só como resistor mas como um condutor também. Fazendo com que uma lâmpada dependa da outra para funcionar, pois, se uma lâmpada queimar ou não estiver no suporte, a carga elétrica não tem como ser percorrida.

Ligação paralelo:

Ligação em paralelo são exatamente o oposto da ligação em serie , onde no paralelo altera é a corrente no circuito e tensão se mantem constante , vamos pegar um exemplo para analise ,para acontecer o funcionamento de uma lâmpada, é preciso que um condutor, um resistor e um gerador trabalhem em torno disso.O gerador (tomada de casa), gera condução de corrente elétrica pelo condutor (o fio), o condutor conduz a energia para o resistor (filamento da lampada). Esse vai gerar energia pois o resistor esquenta conforme os elétrons passam por ele, fazendo com que se produza a luz.

Interruptores :

O interruptor  é utilizado nas instalações básicas para abrir ou fechar circuitos elétricos. São aplicados na abertura de redes, em tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica. existem vários tipos de interruptores são eles :Interruptor de balancim,Interruptor rotativo, botão de pressão ,Interruptores automáticos,comutador de lustre , comutador de escada e inversor de grupo.

 

 

 

 

2 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *