Motor de partida compensadora com circuito de comando

Neste artigo falaremos sobre motor de partida compensadora , sendo muito utilizadas para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com motor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inconveniente. a utilização do motor de partida compensadora   é usada  onde sua potência seja maior ou igual a 15 CV. Esta chave diminui a corrente de arranque, evitando assim sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado suficiente para a partida.

A tensão na chave compensadora é reduzida por um autotransformador trifásico que contem geralmente taps de 50%, 65 % e 80% da tensão nominal, no decorrer da partida alimenta-se com a tensão nominal o primário do autotransformador trifásico conectado em estrela e do seu secundário é retirada à alimentação para o circuito do estator do motor. A passagem para o regime permanente faz-se desligando o autotransformador do circuito e conectando diretamente a  rede de alimentação do motor trifásico.

Chave do Motor de partida

A chave do  motor de partida compensadora alimenta-se o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é acontece através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas retornam a receber tensão nominal.

  • TAP 65% – Redução para 42% do seu valor de partida direta
  • TAP 80% – Redução para 64% do seu valor de partida direta.
  • A chave de partida compensadora é utilizada em motores que partem sob carga; o conjugado resistente de partida da carga deve ser inferior à metade do conjugado de partida do motor.

Funcionamento Motor de partida compensadora

O botão de comando b1 aciona a bobina de c1 e o relé temporizado d1. Assim fecha-se o contato fechador de c1 e a bobina de c3 é energizada. O motor parte com tensão reduzida e fecha-se o contato fechador e o contato de selo de c3. Decorrido o tempo pré-ajustado, o relê d1 comuta a ligação, então abre-se o contato fechado e fecha-se o abridor de c1; energiza-se a bobina c2. Assim abre-se o contato abridor de c2 e a bobina de c3 é desenergizada e o motor parte com tensão plena. Quando se desejar parar o motor aciona-se o botão b0 o que desenergiza a bobina c2 e o relé comutador, parando-se o motor.

motor de partida

Diagrama unifilar Motor de partida compensadora

 

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