Motores monofásicos com diagramas de ligações passo a passo

Motores monofásicos são motores de baixa potência, utilizados em aplicações mais simples. esses motores podem sempre ser ligados em duas tensões diferentes, de acordo com o modo como a ligação é feita. a ligação dos motores monofásicos é idêntica a dos bifásicos, por isso tudo o que se comentar a respeito dos motores monofásicos vale também para os motores bifásicos.

A partida é dada por meio de um enrolamento auxiliar ao qual é ligado um capacitor em série, que provoca um defasamento da corrente, fazendo o motor funcionar como bifásico. Um dispositivo centrífugo desliga o enrolamento auxiliar após o motor ter atingido certa velocidade. A inversão do sentido de rotação do motor monofásico ocorre quando as ligações do enrolamento auxiliar são invertidas, trocando o terminal número 6 pelo número 5, conforme esquema.

Motores monofásicos

Motores monofásicos enrolamentos

Os motores monofásicos, assim como muitos trifásicos, possuem 6 pontas de fios disponíveis para o instalador, numeradas de 1 a 6. Com isso é possível ligar o motor em duas tensões, 110V ou 220V, 220V ou 440V e 254V ou 508V, etc. Um motor 110V ou 220V só pode ser ligado em uma dessas duas tensões. O mesmo vale para os motores com os outros dois pares de tensões.

Ligação do motor monofásico em 110V ou 220V , o mesmo esquema pode ser utilizado para ligação 220V e 440V ou em 254V e 508V. No caso da ligação em 220V é possível também a ligação fase-neutro sem nenhum problema.

Diagrama de ligação motores monofásicos

Formas de ligação dos motores monofásicos

Motores monofásicos esquema de ligação

Ligação de um motor monofásico são utilizados somente 2 pólos do contator K1. nesta situação deve-se tomar cuidado com o relé térmico, pois este relé geralmente é utilizados para motores trifásicos. se um dos contatos bimetálicos do relé térmico não for alimentado o relé não irá armar já que ele estará interpretando que está faltando uma das fases. Neste caso dois pólos devem ser ligados em série para que a mesma corrente elétrica passe por ambos.

Motores monofásicos observações finais 
  • Os fusíveis podem todos ser substituídos por disjuntores;
  • Caso uma dos cabos de ligação do motor for o neutro aterrado, este não deverá ser seccionado por fusível
    ou disjuntor.
  • O contato K1 (NA) serve como retenção após a botoeira b1 ser pressionada e solta. Ele também é um contato de segurança porque, em caso de uma rápida falta de energia, o contator desliga, o contato K1 abre e após a volta da energia será necessário iniciar todo o procedimento de ligação do motor novamente através de b1;
  • Observe a atuação do relé térmico. Suponha que ele atuou por sobrecarga. Então o contato F7 mostrado no
    diagrama de comando abre e é cortada a alimentação da bobina K1. Isso faz com que K1 abra e o sistema todo é desligado,observe que mesmo que a sobrecarga desapareça logo após a atuação do relé térmico o motor somente poderá ser religado através da botoeira b1, exatamente como determinam as normas de segurança.
  • Para efetuar o desligamento manual do motor utiliza-se a botoeira b0 com o seu contato NF

 

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