Qual a função dos resistores em um circuito eletrônico

Qual a função dos resistores em um circuito ?

abordaremos neste artigo qual a função dos resistores  as definições dos resistores e suas tabelas de cores , os resistores tem sua principal função em um circuito eletrônico é converter energia elétrica em energia térmica (efeito joule)

Sua funcionalidade é oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica , nome dado são resistência elétrica ou impedância sua unidade de media ohm ,sua principal funcionalidade é uma queda de tensão em alguma parte de um circuito ,mas jamais ele causara  quedas de corrente elétrica, apesar da sua função( limitar a corrente).

Isso significa que a corrente elétrica que passa em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, com isso haverá uma queda de tensão é é possível usar os resistores para controlar uma corrente elétrica sobre os componentes desejados.

Existem dois tipos de resistores:

Resistores Variáveis :Resistor variável poderá ser regulado para qualquer valor desejado (dentro da sua faixa)

São  ligados dentro de um circuito em  duas formas, Quando o resistor variável é ligado no circuito de forma que varia a corrente, é chamado reostato, agora quando o resistor variável é ligado para variar uma tensão, é chamado potenciômetro.O resistor variável pode ser usado para ambas as aplicações.

Imagem resistor variável:

Qual a função dos resistores

Resistores fixos: Os resistores fixos (não variável )são classificados de acordo com o seu tipo de material, e também pelo seu tipo construtivo.

Principais tipos de resistores fixos são os de carvão,resistores de fio, resistores de filme de carbono e de filme metálico.estão presentes em aparelhos como chuveiros, televisores, computadores, aquecedores, ferro de passar roupa, rádios, lâmpadas incandescentes, dentre outros.

Imagem do resistor fixo:

Como são utilizados os resistores:

Resistores em serie : É um circuito onde os resistores (resistências) estão dispostos em uma cadeia, de tal modo que sua corrente tem apenas um caminho para seguir.

A corrente é a mesma através de cada resistência. A resistência total do circuito é encontrado simplesmente somando os valores de resistência dos resistores:
Resistores em série: R = R 1 + R 2 + R 3 + ...

Resistor em paralelo: É um circuito onde as resistências são dispostos lado a lado. Neste caso a tensão em todos os resistores são iguais, mas a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor.

Então a resistência equivalente de uma associação em paralelo será sempre menor que o resistor de menor resistência da associação.

O conjunto de resistores total de uma resistência paralelo é encontrado somando-se os recíprocos dos valores das resistências e, em seguida, tomar o recíproco do total:

resistência equivalente de resistores em paralelo: 1 / R = 1 / R 1 + 1 / R 2 + 1 / R 3 + …

Tabela de cores para resistores:

2 Comentários

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *